O projeto e a obra Tereza Maria são muito especiais. Além de serem os mais complexos e extensos já realizado pelo Studio, pertencem à um casal que está se programando para a aposentadoria e que pretende desfrutar desta nova fase ao máximo.
A história deste projeto começa lá atrás, nos anos 1960, quando o terreno e a casa ainda eram sede da fazenda de uma família de migrantes nordestinos. Ao longo do tempo, com a expansão dos limites urbanos da cidade, o que era uma fazenda acabou virando um loteamento de chácaras urbanas. Foi então que, durante um passeio pelo bairro, o casal se apaixonou pela “casa com a varadona lá no alto, com o pôr do sol mais lindo da cidade.”
Desde o início todos acordamos que as intervenções na casa existente deveriam ser mínimas, o suficiente para adaptá-la aos tempos atuais e para se adequar às necessidades do casal: um atelier de arte com muita luz e uma pia, um pátio com uma fonte onde tomar o café da manhã observando os passarinhos, uma garagem com espaço para trabalhos manuais e todas as ferramentas para executá-los e um espaço semi-aberto no jardim, onde receber os amigos e a família para festas e comemorações.
Desta forma concordamos que o projeto e a obra seriam divididos em duas etapas. A primeira, que já esta em execução, é a construção de um anexo que abrigará a garagem e a cozinha externa. A segunda, que está prestes a iniciar, se concentrará na reforma e adaptação dos espaços já construídos.
O conceito de ambas as etapas é manter ao máximo a estrutura e a divisão original da casa, e tudo aquilo que for mexido, alterado e/ou adicionado será feito de maneira atual e contemporânea, evitando o falso histórico.